27 setembro 2020
Categoria: Notícias
27 setembro 2020,
 Off

Meus Queridos e Veneráveis Irmãos Deputados, boa noite!

O que tivemos em nossa Sessão de 26/09/2020 foi um recorde em tudo, desde o Expediente, com documentação recebida, enviada, que consumiu boa parte da nossa Sessão.

Em tantos anos de PAEL, nunca havia visto um Secretário ler tantos documentos! Nossa Ordem do Dia bateu outro recorde, com 16 Processos e 2 Emendas, estas precisando de 2/3 dos votos dos presentes na Sessão, para aprovação.

A necessidade motivou soluções que não seriam necessárias não fossem a importância dos Processos a analisar e votar. Partimos para a inversão da Pauta, aprovada pelo Plenário e que, ao cabo, demonstrou seu acerto.

Em que pesem pequenas falhas, pelas quais esperamos a compreensão de todos, diante do volume da documentação tratada pela Secretaria PAEL, nenhuma delas obstou a continuidade e busca dos resultados que esperávamos.

Antes e durante a Sessão contamos com a presença serena do Secretário Executivo Irmão David, operando o vídeo e o áudio do local de realização, bem como o responsável pela elaboração de tantos documentos e do Poderoso Secretário Irmão Aílton, que, sem perder a fluidez, acelerou suas leituras, sem perder a formalidade, aconselhou esta Presidência nos momentos oportunos e colaborando na sequência ideal dos Processos.

Foram supimpas as presenças dos Poderosos Irmãos Assis e Everson, nossos 1º e 2º VP, que nos ladearam, cuidando do Chat, informando sobre VVIIDD que se listaram para a Palavra do Deputado, Palavra nas Colunas, tempos de falas e auxílios emergenciais.

O trabalho do Poderoso Irmão Orador, com suas orientações e consultas, traduzia a calma reinante.  Ao final da Sessão, em suas considerações, encerrou as falas com uma brilhante mensagem, referenciando as últimas semanas, definindo tudo em nossas reuniões virtuais, nossos Grupos no WhatsApp e Telegram, informando nossos VVIIDD sobre diversas mensagens, algumas de estímulo e outras até de descrédito, instando a todos a pensarem grande, sem a pequenez dos objetivos pessoais, mas voltados para a grandiosidade do GOSP que todos almejamos.

Não poderia deixar de ressaltar o trabalho magnífico que nossas Comissões Permanentes têm realizado, desde a CCJR, com o incansável VID José Quartucci a representando na leitura de tantos Pareceres, onde se destacaram diversas correções de datas e prazos, permitindo Pareceres muito explícitos e conclusivos, a Comissão de Orçamento e Finanças que, quando instada a dar seus Pareceres, foi também muito eficiente e didática.

Nesta gestão PAEL 2020/2022, meus caros e VVIIDD, temos, como nunca dantes, duas Comissões que têm se destacado, não só nos projetos em desenvolvimento, mas na solução das dificuldades que nos atropelam neste cenário de pandemia, onde as Reuniões Virtuais, quase semanais e Sessões Legislativas Virtuais, quase mensais, nos asseguram com suas expertises a certeza de que tudo dará certo!

As Comissões de Educação e Cultura, representada pelo seu Presidente, VID Fransmar e a de Tecnologia e Informação, pelo seu Presidente, VID Rigo Sivek, têm conseguido tentos inimagináveis, todos frutos de muita dedicação, com longas horas e dias de trabalho, permitindo a realização de nossas tarefas legislativas, como hoje cumprimos.

Todos os esforços de nossa Mesa Diretora e de nossas Comissões, mormente deste Presidente, não lograriam êxito sem a figura serena, sábia e eficaz do nosso Procurador Parlamentar, VID Niljanil Brasil, em suas explanações sobre legalidade de uma infinidade de indagações a ele direcionadas e, invariavelmente, respondidas com simpatia e assertividade.

Certamente, meus queridos e VVIIDD PAEL-GOSP, sem a consciente, madura, compreensiva e estimuladora participação deste Plenário, hoje com a presença inicial de 171 integrantes, em sua expressiva maioria, maçons que amam, fundamental e prioritariamente, nossa Potência GOSP, nada teríamos conseguido para a redução drástica de nossas pendências em Pauta.

A boa vontade e firme determinação, para alcançarmos o êxito desejado e necessário, foram demonstradas com as aprovações das soluções técnicas e legais que adotamos, para agilização da Sessão de 26/09/2020, que, muito provavelmente, será destacada nos anais desta Casa de Leis.

Ainda que não mencionadas nesta Sessão, faço questão de registrar minha satisfação com os trabalhos desempenhados pela Comissão de Relações Públicas, capitaneada pelo VID Fernando Veltri e a participação técnica ativa, eficaz e frequente da Comissão de Obras PAEL, no desenvolvimento das soluções técnicas para a negociação e conclusão das obras da nova sede do GOSP, formada pelos VVIIDD Claudio Britta e Walter Zago, respectivamente Presidente e membro.

Coroando o brilhantismo desta longa e trabalhosa Sessão, onde se lavrou a cooperação, a dedicação voluntária, a fraternidade e a união dos esforços dentre todos os Deputados PAEL, a presença do SGM Irmão Benedito Marques Ballouk Filho e sua comitiva, levando a todos sua mensagem sobre a gestão do Executivo, atualizando informações preciosas, muitas das quais muito recentes, mas frutos, também, da dedicação extremada, esforço conjunto e competência dos nossos Poderosos Irmãos que labutam no Executivo.

A partir daqui, após essa decolagem com excesso de carga, atingiremos a velocidade cruzeiro em nossa aeronave e esperamos encontrar “Céu de Brigadeiro” até o final da viagem, iniciando pelas Reformas da Constituição, do Regulamento Geral e do Regimento Interno PAEL, nos próximos meses.

Quero lembrá-los que reclamações de alguns VVIIDD postadas no Telegram, nem todas justas, mas explicadas por outros VVIIDD, que participam ativamente de nossas Sessões de treinamento, que conhecem nossos regramentos legislativos e constitucionais, bem como outras reclamações ou sugestões justas, já estão em estudos pela Comissão de Tecnologia e Informação, analisadas em pleno domingo via WhatsApp.

Por derradeiro, meus caros e VVIIDD, só me resta agradecer pela colaboração intensa e impessoal de todos aqueles que formam nossa MD e nossas Comissões.

A todos vocês, meus respeitados e VVIIDD PAEL, declaro o meu orgulho por tê-los como meus pares e envio os meus agradecimentos por confiarem a mim a direção dessa magnífica, laboriosa e consciente Poderosa Assembleia Legislativa do Grande Oriente de São Paulo!

Fraternalmente,

RENATO DE OLIVEIRA MECCA
Presidente