9 Fevereiro 2017
9 Fevereiro 2017,
 Off

Com a presidência do Eminente Irmão Hermes Barbosa, a centenária ARLS Fraternidade de Santos 0132, Oriente de Santos deu início ao projeto de reuniões itinerantes da PAEL em Lojas da Jurisdição do GOSP E GOB que possuam condições de acolher seu corpo legislativo. A centenária Loja de Santos tem com Venerável Mestre, o Irmão Luís Tadeu Sampel Borges.
“Para nós da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa é uma honra estar realizando a Sessão do Legislativo Paulista em Santos, em uma Loja centenária. Sendo que é a primeira vez em 95 anos de existência do GOSP, que uma reunião da PAEL é realizada fora da Capital e do Palácio Maçônico. Uma honra mesmo!”, Vale lembrar que as Sessões itinerantes tiveram início em virtude do processo de demolição do Palácio Maçônico localizado na Rua São Joaquim, no bairro da Liberdade, na Capital, para construção de nova e moderna sede.

Os Veneráveis Irmãos Deputados Estaduais estiveram presentes em grande número no Templo Santista para acompanhar os trabalhos do Legitivo. O Eminente Irmão Benedito Marques Ballouk Filho; Grão Mestre do GOSP e o Poderoso Irmão Kamel Aref Saab; Grão Mestre Adjunto, bem como o Secretário Adjunto de Relações Internas do GOSP, Poderoso Irmão Ivaldir Duarte; Secretário Adjunto de Relações Internas para 3ª Macrorregião, Poderoso Irmão Sérgio Luiz Pereira Soares; Assessores do Grão-Mestrado, Respeitáveis Irmãos Marco Valle e Claudio Luiz Batista Garcia; Coordenador Regional de Relações Internas da 11ª Regional da 3ª Macrorregião, Irmão Henrique Gomes Branco, além de Veneráveis Mestres, Mestres Instalados e Mestres de Lojas da Jurisdição.

Na Ordem do Dia, foram discutidos e aprovados dois Projetos de grande interesse do Grão-Mestrado Estadual e Lojas da Jurisdição. O primeiro, um Projeto de Emenda Constitucional de autoria do GME, com subemenda do Venerável Deputado José Luiz Martineli Aranas, ARLS Estrela de Ibitinga 666, Ibitinga, que deu nova redação ao art. 62 da Constituição do GOSP, promovendo ajustes administrativos na composição do Poder Executivo, e permitindo, ainda, a estruturação e atuação dos Secretários Estaduais das Macrorregiões do GOSP.

O segundo Projeta de Lei também de autoria do Eminente Grão Mestre do GOSP, Irmão Ballouk e do Parlamento Estadual: a aprovação do apoio institucional da realização dos Encontros Regionais de Aprendizes e Companheiros – ERACs – nas Macrorregiões. Essa proposição também contou com emendas dos Veneráveis Irmãos Deputados José Luiz Martineli Aranas, ARLS Estrela de Ibitinga 666, Ibitinga e José Jaime Rabello Correa (ARLS Fé, Amor e Caridade 3543, Nova Odessa).

Dessa forma, as Lojas da Jurisdição do Grande Oriente de São Paulo passam a contar mais diretamente com o apoio administrativo do Grão-Mestrado Estadual, nas pessoas dos Secretários Estaduais Adjuntos das Macrorregiões administrativas do GOSP, além do desenvolvimento da cultura maçônica nos graus simbólicos, através do irrestrito apoio institucional de nossa Obediência Estadual às realizações dos ERACs por todo o Estado.
Sessão Itinerante da PAEL em Sorocaba

Em Sessão, presidida pelo Eminente Irmão Raimundo Hermes Barbosa, a PAEL realizou no dia 2 de abril, a sua segunda reunião fora da Capital, desta vez foi no Instituto Humberto de Campos, na cidade de Sorocaba, Interior Paulista. O encontro contou com a palestra do Irmão Willian Almeida de Carvalho sobre “Ascensão e queda da Maçonaria” destacando o passado, o presente e o futuro da Ordem no Brasil.

“Agradeço o Poder Legislativo pela união, pelo caminho que trilhamos juntos para que possamos crescer, sempre de forma transparente”. A frase é do Grão-Mestre Adjunto do GOSP Irmão Kamel Aref Saab que, representou o Grão Mestre Estadual, Irmão Benedito Marques Ballouk Filho. Ele também participou da entrega de Certificados de apreço de Persona Grata à aproximadamente 50 Irmãos decanos das lojas do GOSP da 5ª. Macro Região.

O Grão-Mestre Adjunto aproveitou a oportunidade para solicitar os Veneráveis Irmãos Deputados Estaduais, Veneráveis Mestres e autoridades Maçônicas presentes no encontro para que participem das Comissões responsáveis pelo projeto de execução do Novo Templo do GOSP. São oito as Comissões constituídas. Ele informou que brevemente haverá um web site para que todos possam acompanhar a evolução da demolição do atual prédio e da obra, como um todo. Também exortou a todos para que participem das redes sociais implantadas pelo GOSP que, a cada dia, registram aumento do número de seguidores, visualizações e compartilhamentos.

Ao concluir, o Irmão Kamel destacou a importância da palestra do Irmão Willian Almeida e que “saiu renovado da Sessão”. Admitiu que, em relação à sua integração com a realidade brasileira, “a Maçonaria ainda está presa, não está conseguindo romper o casulo”.

Já em outubro, a Sessão Itinerante da PAEL aconteceu em Campinhas, também no interior de São Paulo. O encontro foi presidido pelo Eminente Irmão, Raimundo Hermes Barbosa e contou ainda com a presença do Grão Mestre Estadual do GOSP, BENEDITO MARQUES BALLOUK FILHO e seu Adjunto, Kamel Aref Saab, acompanhados de parte de seu Secretariado Estadual. Esteve presente o Presidente do Tribunal de Contas do GOSP, Irmão Charles F. Quinlan. A reunião da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa, a PAEL, no Teatro IMA – Rua Padre João Garcia, 101, Bairro Ponte Preta.

Fonte: Irmão Lindimar Santos
Coordenador Estadual de Comunicação e Imprensa da 3ª Macrorregião do GOSP -Secretaria Estadual de Comunicação e Imprensa