17 setembro 2018
Categoria: Artigos
17 setembro 2018,
 0

16/09/2018 – GOSP – O DIA SEGUINTE.

Mecca – CIM 171031

Meus Irmãos do Brasil, bom dia!

A data de 15/09/2018, já está fixada em nossa História do Grande Oriente de São Paulo – GOSP como aquela em que quase 400 Lojas, de todo o estado paulista, se posicionaram a favor ou contra a saída da Federação GOB. Estavam presente, aproximadamente, 600 Irmãos, na maioria Veneráveis Mestres das Lojas e também Deputados Estaduais, além de convidados ilustres, que lotaram a Mesa Diretora, a plateia e o mezanino.

A organização esteve perfeita, desde o início, com a chegada dos Irmãos, cadastramento de VM´s e de DE´s, além dos convidados, cada qual seguindo para seu espaço, evitando aglomeração e eventuais dificuldades de acesso à votação.

Contávamos com o apoio das polícias militar e civil, além da guarda municipal e CET, sendo que tudo transcorreu na mais perfeita ordem, como deve ser com maçons!

A Mesa Coordenadora foi composta pelos Presidentes da AGE, Eminente Irmão Kamel Aref Saab – GME-GOSP, Presidente da PAEL-SP Irmão Raimundo Hermes Barbosa, Sereníssimo Irmão Daury Ximenes – GME GOPE, Presidente da PAEL-PE Irmão Faustino Ferraz, Altas Autoridades do Rito Adonhiramita e vários outros convidados especiais.

Houve os pronunciamentos de várias daquelas autoridades e de 5 Veneráveis e 5 Deputados Estaduais que, ao cabo de cada discurso, foram aplaudidos por todos.

Iniciada a votação, os Veneráveis Mestres ou seus representantes, devidamente documentados, seguiram as duas filas para total identificação e assinaturas, preenchendo as cédulas de votação e as depositando nas urnas. Ainda que tenha levado um bom tempo para a conclusão, tudo seguiu ordeiramente com muita conversa entre todos, muitos sorrisos e dúvidas residuais esclarecidas.

Terminada a votação, houve a conferência das listas de presença das Lojas, através da identificação da Loja, do Venerável Mestre ou do representante e das assinaturas. Contabilizou-se, salvo engano deste digitador, logo sem caráter oficial qualquer:

387 = LOJAS PRESENTES

378 = VOTOS DEPOSITADOS, sendo:

005 = VOTOS BRANCOS

002 = VOTOS NULOS

065 = VOTOS NÃO À SAÍDA DA FEDERAÇÃO GOB

306 = VOTOS SIM À SAÍDA DA FEDERAÇÃO

Observa-se que 9 cédulas foram retiradas e não foram depositadas, sendo levadas pelos eleitores => ABSTENÇÃO.

Considerando-se que o GOSP tem cerca de 807 Lojas a ele filiadas, a ausência da quase metade não tem qualquer conotação com o SIM ou com o NÃO, pois simplesmente as Lojas decidiram, democraticamente, não enviar seus representantes, por motivos particulares de cada uma.

Segundo meu entendimento, pode ter sido por indefinição interna até a data da votação, por distância do Oriente a São Paulo, por motivos particulares do representante indicado e, até mesmo, por desinteresse por esta ou aquela decisão.

Como já digitei várias vezes, há inúmeras Lojas que independem totalmente do GOE e do GOB para realizarem seus trabalhos maçônicos e, invariavelmente, os fazem muito bem. Elas vivem seu próprio cenário, ainda que sigam todos os ordenamentos do GOE e do GOB.

Exemplo disso é o nº de Deputados Estaduais e de Deputados Federais que comparecem às Sessões Ordinárias das Assembleias Estaduais e da Assembleia Federal, comparativamente ao nº de Lojas existentes em cada universo.

Assim, não há qualquer cabimento em algumas afirmações que li, oriundas daqueles Irmãos bem conhecidos, que deverão permanecer alinhados com o GOB, o que agradecemos, de que afora as 306 Lojas que definiram pela saída da federação, todas as demais permanecerão alinhadas com o GOB.

Novamente, puro sofisma, tão ao gosto daquela turminha que infernizou e continuará a infernizar essa grande Federação GOB, que lamentamos deixar, para nos afastarmos deles!

Como registra a História, pessoalmente, eu acredito que, passados alguns anos, quando o GOB estiver livre das ervas daninhas que o estão destruindo, Irmãos confiáveis e bons maçons nas partes poderão se reunir e promover a concórdia, a fraternidade e a aglutinação destas duas grandes Potências, a partir de ontem separadas!

Entendam todos os Irmãos, que não há qualquer óbice que impeça a saída de um Grande Oriente Estadual da Federação GOB, como não os há para as Lojas que queiram migrar entre Potências, estando tudo muito bem redigido e com plena jurisprudência em nossa Carta Magna do Brasil e nos Estatutos das Associações, ainda que haja artigos neles que enganem os menos avisados!

Nosso Grande Oriente de São Paulo publicará nesta 2ª feira, 17/09/2018, em seu Boletim Oficial, o total desligamento da Federação GOB e seguirá com a sequência legal para confirmar-se LIVRE e SOBERANO, em sua rota para um novo rumo, sem as implicações externas, tão humanas e prejudiciais, que lhe dificultaram este objetivo até aqui.

Saibam que, embora nos sintamos muito felizes por isto, não há qualquer intenção de nossa Potência GOSP manter escaramuças contra o GOB.

Dentro dos nossos objetivos, haverá a busca da fraternidade plena, da harmonia entre Lojas e Irmãos, da convivência pacífica e produtiva entre as Potências Maçônicas Regulares e todos os esforços dedicados ao engrandecimento da Ordem, das Lojas, dos Irmãos, das Famílias e das Comunidades em que atuam!

Àquelas Lojas filiadas ao Grande Oriente de São Paulo, que não compareceram à AGE de 15/09/2018, por qualquer motivo e todas as demais que não pretendam sair do GOSP, bastará que sigam suas rotinas, suas atividades litúrgicas, ritualísticas, sociais e culturais, sem se preocuparem com nada, haja vista que nossos Irmãos Grandes Secretários providenciarão a documentação necessária, para a atualização de tudo.

Continuem acessando nosso JIVE e Sites, nossos emails, nossos telefones e nosso endereço à Praça João Mendes, nº 42 – Sobreloja, São Paulo – SP e tudo o mais, normalmente!

A partir de 17/09/2018, haverá a publicação da definição do nosso Irmão Kamel, com os dirigentes da GLESP e do GOP, da LIVRE VISITAÇÃO entre si.

Continuarão filiadas ao GOSP as Lojas que se definiram pelo NÃO na saída da Federação GOB, até que formalizem o processo de desligamento do GOSP, gozando de todas as prerrogativas que as nortearam desde 29/07/1921, data da sua fundação. Caso prefiram continuar conosco, considerem que nos deixarão mais felizes do que já estamos!

Acreditem, não há intenção de nossa Potência Grande Oriente de São Paulo impedir a visitação de nenhuma Potência Regular aos nossos Templos e ao nosso convívio e vice-versa.
Pode ser possível que a recíproca não ocorra, pois há ainda Potências que impedem isso aos seus Obreiros.

Por derradeiro, informamos que seguirão céleres as tratativas para o reconhecimento Internacional da Potência Independente Grande Oriente de São Paulo – GOSP, cujas iniciativas já foram realizadas em viagem aos EUA e Inglaterra pelo nosso Irmão Benedito Marques Ballouk Filho!

Meus Irmãos lembrem-se que estamos só reeditando a ação tomada pelos nossos antepassados paulistas quando, em 21/07/1921, fundaram este Grande Oriente de São Paulo, sob a máxima de não ser conduzido, mas conduzir! É, de fato, um retorno às origens! Parabéns a todos vocês!

Fiquem todos com as Bênçãos do GADU e tenham um ótimo domingo!

TFA!
Irmão R. Mecca – Deputado Estadual PAEL-SP

ARLS Integração Sul Americana nº 2.123 – Or.´. São Paulo – SP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *